Histórico:
As primeiras experiências na prática do voo livre em Nova Petrópolis, aconteceram em 1987 e logo surgiu a ideia de formar um Clube de Voo Livre. A Prefeitura Municipal apoiou a iniciativa com abertura de uma estrada, para facilitar o acesso dos praticantes e visitantes interessados em prestigiar o esporte.
Em junho de 1988, foi encaminhado um projeto de lei nº 07/88, pelo então Prefeito Municipal Siegfried Dreschler à Câmara Municipal de Vereadores, propondo a compra da área de terras de sete hectares de propriedade de Ito Walmiro Bischoff, localizados na Fazenda Pirajá, para a implantação de uma rampa de voo livre e incrementar o turismo em Nova Petrópolis. A lei foi aprovada e a aquisição feita em seguida.
No mesmo ano, em novembro, foi encaminhado outro projeto, desta vez para denominar a estação de Voo Livre de Nova Petrópolis e instituir seu brasão e a bandeira. A denominação dada foi Estação de Voo Livre “Adlerhorst” ou seja, Ninho das Águias.
Em 15 de fevereiro de 1989 foi inaugurado oficialmente o Ninho das Águias, numa das etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre.
Detalhes importantes:
• O Ninho das Águias possui uma rampa de voo livre e está localizado a Noroeste do Município de Nova Petrópolis, permitindo uma vista panorâmica de 270º graus na região e no Vale do Caí.
• O Ninho das Águias fica a 4 km da cidade e a 684 metros de altitude, sendo seu acesso pela BR 116, na altura do km 181.
• A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até o final de outubro, sendo este o melhor período para a prática de voo livre.
• O Vale do Caí é protegido por morros e suas superfícies aradas são excelentes pontos de desprendimento de correntes ascendentes.Nesta época os vôos chegam a alcançar 3.000 m de altitude.
• O pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider, área boa para que qualquer piloto possa fazer o pouso com segurança, independente do nível de domínio das técnicas do praticante.